(89)999099052

NO AR

Clube FM de Jaicós-PI

tonaclube.com.br

Brasil

Consumir estes alimentos após as 21h pode prejudicar a saúde, diz estudo

Publicada em 02/08/23 às 17:56h - 44 visualizações

por Clube FM de Jaicós-PI


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A pesquisa pesquisa foi divulgada na Nutrition 2023, evento de nutricionistas dos Estados Unidos | Reprodução: Internet  (Foto: A pesquisa pesquisa foi divulgada na Nutrition 2023, evento de nutricionistas dos Estados Unidos | Reprodução: Internet)

Um novo estudo conduzido por cientistas do King's College London, no Reino Unido, mostrou que comer certos petiscos e lanches após as 21 horas pode trazer prejuízos significativos à saúde. A pesquisa foi divulgada no Nutrition 2023, evento que reúne diversos nutricionistas renomados dos Estados Unidos.

O estudo contou com mai de mil pessoas com ênfase em participantes do sexo feminino, revelou que o horário das refeições é tão relevante quanto a qualidade dos alimentos consumidos. A análise considerou que cerca de 95% dos participantes incluíam pelo menos uma refeição diária composta por petiscos, que correspondiam a aproximadamente 22% de sua ingestão diária total de alimentos.

Os resultados foram obtidos por meio de exames clínicos realizados nos voluntários e de um questionário detalhando os hábitos alimentares de cada um. A pesquisa focou em lanches prontos e industrializados. E, de maneira geral, o hábito de consumir esses produtos acabou associado a um aumento nos níveis de triglicerídeos, um indicativo de excesso de gordura no sangue, e de insulina, que marca a elevação dos níveis de glicose.

No entanto, o cenário piorou consideravelmente quando esses lanches eram ingeridos à noite. Os participantes que tinham o hábito de consumir lanchinhos durante a noite apresentaram índices de saúde mais baixos em comparação com aqueles que também consumiam lanches industrializados, mas em outros horários.

Com isso, os participantes que fizeram lanches após as 21 horas tinham índices mais altos de hemoglobina glicada (um indicador de pré-diabetes); glicose pós-pandial (um outro indicador de desequilíbrio na insulina); e triglicerídeos pós-pandial (excesso de gordura no sangue que pode indicar aterosclerose).

Horário e qualidade associados

A líder do estudo, a nutricionista Kate Bermingham, destacou a importância da qualidade dos lanches em relação à quantidade e frequência de consumo. Optar por alimentos de alta qualidade em vez de opções altamente processadas é benéfico para a saúde. Além disso, ela voltou a destacar que o horário das refeições também tem impacto significativo, e os lanches noturnos podem ser particularmente desfavoráveis à saúde.

O fato de comer tarde da noite diminui o período de jejum noturno, quando o corpo normalmente equilibra os níveis de açúcar. Por fim, além de considerar esses fatores, é fundamental buscar outros hábitos alimentares mais saudáveis e equilibrados para preservar a saúde.


Fonte: Meio Norte




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

Acesse nossas redes sociais!

Visitas: 33930
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Clube FM de Jaicós-PI - Clube FM - Av. José Florêncio, Serranópolis - Jaicós-PI
Converse conosco pelo Whatsapp!