(89)999099052

NO AR

Clube FM de Jaicós-PI

tonaclube.com.br

Brasil

Notas do Enem 2023 são divulgadas; confira resultado

Com as notas do Enem, milhares de candidatos podem tentar uma vaga em instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas

Publicada em 16/01/24 às 17:32h - 42 visualizações

por Clube FM de Jaicós-PI


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Foto: Reprodução  (Foto: Reprodução)
Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem de pessoa segurando um telefone com a logo do Enem - Metrópoles

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, nesta terça-feira (16/1), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Com as notas em mãos, milhares de candidatos podem tentar uma vaga em instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas.

O resultado do Enem é usado como critério único ou complementar de diversos processos seletivos, tanto de instituições públicas e privadas, além de servir como parâmetro para acesso aos auxílios governamentais.

Para conferir o resultado individual, é necessário acessar a “Página do Participante” com o login único da plataforma gov.br.

1

Caso não lembre a senha cadastrada, ainda, é possível recuperá-la: vá até a página acesso.gov.br, digite o CPF e clique em “avançar”. Em seguida, clique em “esqueci minha senha”, selecione uma das opções de recuperação, preencha os campos solicitados e gere uma nova senha.

As notas do exame nacional são válidas para processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)Programa Universidade para Todos (ProUni)Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), “Enem Portugal” e em diversas instituições internacionais de ensino superior.

Na sequência, entre os dias 22 e 25 de janeiro, serão abertas as inscrições para o Sisu, que disponibilizará 264 mil vagas, distribuídas em 127 instituições de educação superior a partir dos resultados do Enem 2023.

Já os resultados dos candidatos “treineiros” serão divulgados apenas em março. Além disso, o espelho da redação estará disponível em 90 dias após a divulgação das notas.

O MEC informa que os textos da redação são corrigidos de acordo com as cinco competências presentes na matriz de referência: domínio da escrita formal, compreensão do tema, coesão, argumentação e respeito aos direitos humanos.

Enem 2023

O exame foi criado em 1998, e as provas são realizadas pelo Inep, vinculado ao MEC. A edição de 2023 do Enem contou com mais de 3,9 milhões de inscritos. No entanto, em 2023, 1,2 milhão de estudantes faltaram às provas — 139 mil a mais do que em 2022 —, nos dias 5 e 12 de novembro.

O primeiro dia de prova testou os conhecimentos dos candidatos em linguagens e ciências humanas, além da redação com tema: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Já o segundo focou em conhecimentos nas áreas de ciências da natureza e exatas. Somados os dois domingos de avaliações tiveram 180 questões (90 por dia).

Fonte: Metrópoles




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

Acesse nossas redes sociais!

Visitas: 25928
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2024 - Clube FM de Jaicós-PI - Clube FM - Av. José Florêncio, Serranópolis - Jaicós-PI
Converse conosco pelo Whatsapp!